O primeiro semestre de 2021 marcou o início de um novo capítulo para a Brandalise: a conquista do selo Great Place to Work (GPTW), que certifica a empresa como uma das melhores para se trabalhar no Brasil. Este é um grande marco nos nossos 57 anos de história da Brandalise Imóveis. Ele vem alinhado com nossa busca por constantes investimentos em pessoas, acompanhando as tendências de valorização do ser humano.
“Além de ser muito gratificante, essa conquista foi fundamental para entender como estamos na visão dos nossos colaboradores, através de uma pesquisa externa sigilosa. Precisávamos de uma nota 70 para a certificação, e atingimos 97. Ficamos surpresas, pois sabíamos que estávamos fazendo um bom trabalho e nos dedicando bastante, mas ainda não tínhamos isso em números concretos, o que nos deixou muito felizes e com a certeza de que estamos no caminho certo”, disse a gestora de operações Liziane da Silva Nunes, que entrou na Brandalise há três anos para implementar o setor de RH.
O Great Place to Work é uma consultoria global que ajuda organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Antes de aplicar a pesquisa, nosso setor de Recursos Humanos apresentou o que era o GPTW e explicou o porquê da busca pela certificação.
Um dos destaques da Brandalise na percepção dos 16 colaboradores é a relação com os gestores. “Nas entrevistas, sempre explico para os candidatos que aqui temos poder descentralizado. Todos estão abertos a falar e escutar”, conta Giovanna Luiza Alves Franco, assistente de RH.
Outro ponto positivo ressaltado na pesquisa foi o pacote de benefícios oferecido pela Brandalise. Além do vale-transporte (VT) e vale-alimentação/refeição (VA/VR), a empresa conta com distribuição de bônus semestrais, plano de saúde, plano odontológico, subsídio educação, parcerias com o Sesc, presentes de aniversário, viagens coletivas, mimos de fim de ano e de datas comemorativas.
Além disso, mensalmente são realizados encontros descontraídos, geralmente com café da manhã ou happy hour. Esses momentos também são usados para avaliar o clima e medir o engajamento da equipe.
A busca pelo Great Place to Work tinha como um dos objetivos fortalecer a marca empregadora da Brandalise a níveis regional e nacional. Como explica Liziane, “o selo tem um grande peso e nos ajuda muito na atração e retenção de talentos. Talentos esses que às vezes evitam posições no mercado imobiliário, um segmento um pouco desacreditado em função de condutas enganosas por parte de algumas imobiliárias. Tal descrédito acaba dificultando o recrutamento de profissionais qualificados.”
E a certificação vem justamente para mudar essa percepção, estimular candidaturas e aumentar a credibilidade da Brandalise. Menos de um mês após a conquista, os currículos começaram a chegar. “Entrevistei pessoas que disseram que só se candidataram porque viram que nós éramos Great Place To Work e sonhavam em trabalhar em uma GPTW”, afirma Giovanna.
Nossa postura é a de, muitas vezes, recrutar pessoas que queiram vir para o ramo imobiliário, treiná-las e desenvolvê-las. Para nós, essa opção é melhor do que escolher profissionais com vícios do mercado ou com uma cultura muito diferente, que podem acabar destoando do time. Preferimos selecionar quem tem um comportamento alinhado com o nosso e ensinar a técnica.
A principal característica buscada em nossos candidatos é a vontade de trabalhar. Pessoas que pensam grande, com paixão em fazer acontecer, com desejo de inovação e mudança, e um olhar para fazer melhor a cada dia são altamente valorizadas aqui na Brandalise.
Prezamos por ter as melhores pessoas trabalhando na nossa empresa – e queremos que as pessoas vejam a Brandalise como uma das melhores empresas para se trabalhar. Para isso, investimos no bem-estar dos nossos colaboradores.
Recentemente, a sede foi transferida para um espaço moderno e integrador, com ambientes de vidro em que se pode enxergar a rua. Isso faz parte da nossa missão, que é Viva Melhor. Dessa maneira, a própria empresa e seus funcionários passam a experienciar essa realidade antes de vender para o mercado de fora.
“Queremos que as pessoas vivam melhor tanto em casa quanto no trabalho, então a mudança fez todo o sentido com o que queríamos, que era a transformação da nossa cultura – com um olhar voltado para as pessoas e começando a partir de nós mesmos”
Liziane da Silva Nunes (gestora de operações)
Essa mentalidade também foi mantida durante os desafios da pandemia. Antes do surgimento do novo coronavírus, já se estudava a possibilidade de adotar a tendência de fazer home office ocasionalmente, mas isso ainda não havia sido implementado.
“Quando começou a pandemia, ainda não estávamos 100% preparados para o trabalho remoto, mas optamos por preservar a vida dos nossos colaboradores e seus familiares e fazer os ajustes necessários para a nova dinâmica já com todos em casa, fazendo ações semanais e acompanhamentos diários para tentar minimizar os impactos dessa mudança”, relembra Liziane. As avaliações semestrais de performance indicam que o cuidado e a atenção fizeram diferença no resultado e engajamento do time.
Outra razão para a candidatura ao Great Place To Work foi a divulgação da marca em outras praças. Atualmente, nossa empresa faz movimentos para expandir sua atuação, que hoje é concentrada em Canoas e Grande Porto Alegre. A meta para cinco anos é alcançar outros Estados.