Como preparar o seu imóvel para entrada do inquilino

dicas 1 de julho de 2022
entrada do inquilino
(Foto: HiveBoxx/Freepik)

A entrada do inquilino no imóvel alugado é o momento mais aguardado do processo de locação. Ele marca o momento em que todas as burocracias iniciais foram resolvidas. Para que sua experiência seja boa e completa, é de suma importância que o imóvel esteja em plenas condições de recebê-lo. Além de ser uma obrigação legal do proprietário a de garantir que tudo esteja nos conformes, é um ponto a mais para que a relação entre as partes já comece com o pé direito.

Antes de partir para as dicas de como preparar-se para a entrada do inquilino no imóvel, é preciso que se tenha em mente as três fases pertinentes ao processo de locação. Elas consistem no seguinte:

1. Pré-locação

2. Estadia do inquilino

3. Pós-locação

Esses momentos contêm etapas específicas, como a vistoria de entrada e a de saída. A primeira é feita a fim de garantir as condições previstas em contrato. Já a segunda tem por finalidade conferir as condições do imóvel depois da estadia.

Agora, retornando às diretrizes pertinentes à preparação do imóvel para a entrada do inquilino, separamos algumas dicas fundamentais. A seguir, destacamos as principais.

1.  Dar todas as informações sobre o imóvel antes da entrada do inquilino

Para a entrada do inquilino em seu novo lar, é de bom tom que todas as informações mais relevantes a respeito do imóvel sejam disponibilizadas. Isso facilita a vida do inquilino, sem contar que pode evitar uma série de incômodos para ambas as partes. Nesse contexto, algumas informações que podem ser antecipadas são as seguintes:

a) Reunião e entrega de todas as chaves do imóvel, de modo que seja passada ao inquilino a finalidade de cada uma delas;

b) Orientação a respeito de algum cuidado especial que deva ser atentado em relação a algum cômodos ou equipamentos 

Além disso, embora o proprietário não tenha obrigação sobre o agendamento da mudança, é recomendado que sejam dadas dicas ao inquilino sobre horários, etc. Avisar os responsáveis do condomínio acerca da entrada do inquilino também é uma boa iniciativa a ser tomada.

2. Deixar as contas de consumo devidamente organizadas

Esse ponto é de relevância central para que a entrada do inquilino no imóvel não tenha problemas. Isso porque uma das exigências para que o novo morador possa mudar a titularidade das contas e assumi-las a partir do momento em que ocupar o imóvel é que tudo esteja devidamente regularizado e pago pelo proprietário. Dessa forma, uma vez que seja deixada para trás qualquer conta, pode haver futuros incômodos com o inquilino.

Portanto, é preciso que as contas de luz, gás e água sejam pagas com antecedência, de modo que nenhum imprevisto seja enfrentado nesse sentido. Uma vez que esses detalhes estejam checados, as chances de essas questões serem fluidas são muito maiores.

3. Verificar se todas as características previstas no contrato estão asseguradas no imóvel

Uma das questões que podem surgir durante os trâmites do aluguel é a exigência, por parte do inquilino, de um documento com os detalhes do imóvel . Nesse caso, o proprietário é obrigado, por lei, a entregar uma descrição contendo eventuais defeitos e aspectos mais minuciosos.

Por isso, é fundamental que esses aspectos estejam no radar, pois sua precaução pode evitar uma série de problemas futuros. Além disso, a relação que será eventualmente estabelecida com o locatário pode ser muito beneficiada por esse tipo de cuidado.

4. Garanta que o imóvel esteja higienizado

A entrada do inquilino, além de ser um momento cheio de primeiras impressões, é um marco para toda a sua estadia. Por isso, é de responsabilidade do proprietário garantir que o imóvel esteja devidamente higienizado. Para tanto, é recomendado que seja providenciada uma faxina dias antes de o locatário se mudar, pois isso trará ainda mais qualidade à sua experiência.

5. Conte com profissionais qualificados para ajudá-lo a preparar o seu imóvel para entrada do inquilino

Embora essa lista tenha dado conta dos principais aspectos pertinentes à preparação do imóvel para a entrada do inquilino, é sempre bom ter ajuda de quem entende do assunto, não é mesmo? Para isso, nada melhor do que confiar em uma empresa que é referência em negócios imobiliários, como a Brandalise. Entre em contato conosco!

Site para imobiliárias LEAD LINK