Quem nunca se encantou com apartamentos e casas modernas, com espaço amplo e poucas paredes, sobretudo nos ambientes de socialização? Pois essa é a tendência do conceito aberto na arquitetura. A diminuição de paredes no planejamento dos lares deixa cômodos mais amplos e interativos. Com um bom planejamento, o ambiente adquire um ar absolutamente moderno. Isso pode trazer inúmeras vantagens para os moradores.
Um dos pontos mais evidentes do conceito aberto diz respeito ao seu ar de descolado. De modo bastante acentuado, pode-se perceber que essa tendência passou a ter maior penetração no Brasil a partir das séries e filmes estrangeiros. Desde então, uma série de mudanças estéticas passou a ganhar espaço no país. Como consequência, muitas pessoas passaram a solicitar esse tipo de arquitetura em seus ambientes.
No entanto, o conceito aberto, em determinados contextos, pode não ser o ideal. Para que essa avaliação seja feita, é preciso que se leve em consideração a rotina dos moradores da casa, além das suas prioridades como um todo. Para entendermos melhor quais são os principais elementos de destaque do conceito aberto, elencamos alguns dos mais notáveis.
Ambiente mais arejado e iluminado: Como consequência direta de um local sem muitas paredes, o conceito aberto contribui com as luzes e a circulação de ar. As salas são amplas, com separações de ambientes apenas a partir da organização de seus móveis. Além disso, se há janelas grandes, ambos os atributos se acentuam ainda mais, já que a luz natural é favorecida.
Maior socialização: Nas casas e apartamentos tradicionais, há uma série de divisórias, fazendo com que cada ambiente tenha suas fronteiras. No caso do conceito aberto, essa dinâmica mudou completamente. Essa configuração favorece interações.
Portanto, ao se pensar em locais com grandes amplitudes, a proposta é mesmo misturar os ambientes. Dessa maneira, nada impede que aquele que está cozinhando possa, paralelamente, conversar com alguém que esteja assistindo à televisão na sala. A variedade de circunstâncias é imensa, e isso fortalece, de maneira natural, os vínculos entre as pessoas dentro de casa.
Como acontece com tudo na vida, há também que se dizer que o conceito aberto pode trazer desvantagens. Isso vai depender, obviamente, das prioridades e da organização pretendida no imóvel pelos seus moradores. Vejamos o que pode ser desfavorável nesse contexto.
Menor privacidade: Ao mesmo tempo em que a sociabilidade é mais acentuada no conceito aberto, o outro oposto também é acometido: há menor privacidade. Portanto, se uma demanda dos moradores da casa é ter locais mais fechados e silenciosos, a fim de trabalhar ou se dedicar a atividades que exigem maior concentração, é bom repensar sobre o conceito aberto. Isso porque, de maneira natural, o fato de os ambientes compartilhados estarem juntos pode ser um impeditivo para o silêncio.
Com um projeto baseado em residências espaçosas e integradas, o Caza Celeiro foi inspirado nos celeiros escandinavos modernos. Nele, você tem o aconchego do seu lar ideal em conceito aberto. Localização privilegiada no bairro Igara, um dos mais consolidados bairros de Canoas, rodeada por praças aconchegantes e condomínios de médio/alto padrão.
Seja para encontrar um imóvel com conceito aberto, fazer uma visita ao Caza Celeiro ou então para entender, primeiramente, se esse tipo de projeto faz sentido para você, a Brandalise pode te ajudar. Para isso, basta que você entre em contato conosco. Nosso time de especialistas saberá indicar o imóvel que mais combina com você e com a sua família!