Quando decidimos que é o momento de escolher um novo lar, uma série de condições são listadas. No caso de ser um imóvel ideal para crianças, critérios ainda mais exigentes são acrescidos a essa lista. Nesse sentido, alguns aspectos que consideramos são os seguintes:
● Localização
● Segurança
● Espaço
● Iluminação
● Número de quartos e banheiros
● Garagem
● Área ao ar livre
● Playground
● Salão de festas
Dependendo do contexto de cada família, essa lista é maior ou menor. Encontrar um local adequado, que corresponda às expectativas dos futuros moradores, é sempre uma tarefa bastante desafiadora. Pensando nisso, elencamos algumas dicas exclusivas sobre alguns dos fatores mais importantes de serem verificados quando se trata de escolher um imóvel ideal para crianças.
Uma das questões que não podem ser ignoradas na rotina dos pequenos é, obviamente, a escola e demais atividades recreativas e/ou educativas que eles façam. Portanto, nada mais coerente do que, ao procurar um imóvel ideal para crianças, se tenha em mente o quão perto ou longe o mesmo está dos locais mais importantes da rotina familiar.
Nesse caso, considere, antes de tomar sua decisão, observar os horários que compõem o dia a dia da família, verificando se são compatíveis com o tempo de deslocamento. Muitas vezes, a casa ou apartamento é sensacional, mas, na prática, prejudica o fluxo das atividades diárias. Lembre-se de conferir o tempo gasto até lugares como:
● Escola
● Supermercado
● Locais de atividades educativas e/ou de lazer
● Shopping
● Parques
Além disso, outro fator importante relacionado à localização é, também, a segurança e o que há no entorno. Nesse sentido, é preciso ter em mente a realidade do bairro e da vizinhança, ponderando as atividades que são costumeiras entre os pequenos, como andar de bicicleta, brincar ao ar livre e ir eventualmente a pé a determinados locais.
Ter em mente se a existência de áreas de lazer é uma prioridade à família é fundamental na hora de escolher um imóvel ideal para crianças. Lembre-se de que os pequenos geralmente possuem mais necessidade de fazer atividades ao ar livre. Por isso, certificar-se de que haverá a possibilidade de isso acontecer na área onde o imóvel está localizado é muito importante.
Em alguns casos, essas áreas podem corresponder à própria estrutura do condomínio. Em outros, pode ser que a família prefira parques e praças por perto. Independente de qual seja o seu caso, fique atento a esse detalhe, pois ele será de suma importância na rotina familiar.
Dependendo do número de adultos e crianças que compõem a família, um banheiro não é suficiente. Muitas vezes, é preciso dois ou até mais. Sendo assim, algo bastante básico e central a se considerar é o número de cômodos do local. Um imóvel ideal para crianças é aquele que conta com o espaço adequado às suas necessidades, que vai desde o número de quartos, banheiros e amplitude de áreas compartilhadas, como sala e cozinha.
Faça um exercício de planejamento aplicado ao local de interesse, visualizando a maneira como sua família se organizaria no imóvel. Muitas vezes, nos enganamos ao observar apenas o número de cômodos, pois, na prática, seu tamanho pode ser inadequado, assim como sua posição e distribuição ao longo da casa.
Já mencionamos a importância de verificar a segurança quando falamos em localização, mas aqui precisamos frisar outros aspectos essenciais. No caso de condomínios, é necessário levar em consideração o modo como a portaria funciona, assim como os seus mecanismos de monitoramento externo e interno.
Sabemos que nunca é demais considerar o quão exposta a família estará, sobretudo quando se tem crianças na rotina. Dessa maneira, o mais adequado para um imóvel ideal para crianças é que o mesmo conte com um sistema de segurança que realmente deixe seus tutores tranquilos. Se for o caso de elas já terem idade para andar pelo condomínio e desfrutar das áreas de lazer, mais central ainda entender o quão bem vigiado o mesmo é.
Se cuidar de crianças maiores já é um desafio, imagine a precaução que é necessária com bebês. Para eles, é preciso que haja uma camada redobrada de cuidados, visto que são ainda mais vulneráveis. Alguns dos pontos a serem atentados nesse contexto são os que seguem:
● No caso de imóveis com escada, considerar a possibilidade de instalar telas, grades e objetos protetivos do gênero, evitando quaisquer acidentes;
● Escolher móveis seguros para as crianças, evitando aqueles com pontas afiadas nas extremidades;
● Colocar telas de proteção ou grades nas janelas;
● Protetores nas tomadas;
● Produtos de limpeza devidamente armazenados em armários que não estejam ao alcance dos pequenos.
Essas são apenas algumas das providências mais indicadas que sejam tomadas em casas e/ou apartamentos com crianças pequenas. Sabemos que, na prática, tudo varia de acordo com as necessidades da família e com a realidade dos pequenos.
Se você já sabe que precisa de um imóvel ideal para crianças, pode dar check no item “encontrar uma imobiliária aliada nessa missão”. Na Brandalise, temos uma equipe altamente especializada e pronta para dar todo o suporte a você. Entre em contato conosco!