Uma das perguntas mais comuns de se fazer quando se quer adquirir uma casa ou apartamento é se é mais vantajoso comprar imóvel na planta ou pronto. Para responder a esta questão, é preciso levar uma série de aspectos em consideração. Tudo vai depender do contexto de quem está interessado em fazer esse investimento, que consiste, dentre outras coisas, em:
● Data desejada para receber o novo imóvel
● Investimento disponível para se fazer
● Desejo de mais liberdade em relação à estrutura futura do local
Esses são apenas alguns elementos que entram na lista de critérios que geralmente são considerados na hora de se decidir pela compra de um imóvel na planta ou pronto. Por isso, criamos um conteúdo exclusivo para explicar algumas das principais vantagens e desvantagens desse tipo de negociação. Para cada caso, os itens assumem pesos distintos. Dessa maneira, é necessário estar muito atento no momento de colocar tudo na balança. Siga a leitura e fique mais seguro em relação a essa jornada.
Um imóvel na planta não carrega consigo apenas a possibilidade de maior personalização, como muitos pensam. Há uma série de outros pontos que podem ser considerados positivos nesses casos. A seguir, veremos os que se destacam.
Sem dúvidas, ao se optar por um imóvel na planta, há, via de regra, uma flexibilidade muito maior em relação ao modo como o pagamento pode ser efetuado. Além de se ter mais tempo para pagar, é possível que haja uma margem mais significativa de negociação a ser realizada com a construtora.
Quando se tem uma quantia de dinheiro guardada, então, essa vantagem torna-se ainda mais relevante. Isso se dá pelo fato de que, quanto mais se conseguir antecipar as parcelas, maior será o desconto da entrada.
Não poderíamos deixar de fora a vantagem que mais salta aos olhos daqueles interessados em comprar um imóvel na planta: liberdade de personalização. Essa é uma diferença gritante que se tem em relação a um imóvel pronto, por exemplo. Pelo fato de ser algo entregue em primeira mão e com absolutamente nada dentro, as possibilidades multiplicam-se.
Quando se trata de um imóvel pronto, certamente há uma certa limitação, em um primeiro momento, do que pode ser realizado em termos de decoração e distribuição. Não que seja impossível realizar mudanças, mas elas envolverão, em maior ou menor grau, reformas.
Embora a valorização do imóvel não seja uma garantia cem por cento ratificada, é bem possível que ela aconteça. Ao comprar um imóvel na planta, a possibilidade de que ele se valorize depende, também, das suas pretensões com o mesmo. Há quem compre imóvel na planta para, depois de pronto, alugar ou vender por um preço maior. Nesse caso, o comprador pode decidir para qual finalidade deseja direcionar sua nova aquisição.
Como em todo e qualquer investimento, não há só vantagens a serem listadas. No caso da compra de um imóvel na planta, a regra segue igual. Portanto, agora que você já conhece algumas das principais vantagens desse tipo de negócio, é hora de conhecer as desvantagens. Assim, com uma lista mais embasada de motivos, você pode tomar a decisão que melhor se enquadra aos seus objetivos.
Ainda que esse aspecto não possa ser classificado cem por cento como desvantagem, sabemos que é um ponto sensível na negociação de um imóvel na planta. Dessa forma, é verdadeiro o fato de não se poder ter completa certeza acerca do respeito da data de entrega estabelecida pela construtora.
Outra incerteza que paira a negociação de um imóvel na planta é relativa ao cumprimento das promessas de entrega. Aqui, o que está em jogo diz respeito ao que foi prometido em relação à estrutura, materiais etc. do imóvel.
Quando você investe em um imóvel na planta, há uma série de despesas extras para deixar o imóvel habitável que precisam entrar nessa conta. Ainda que elas ocorram no futuro, precisam ser ponderadas junto com o seu orçamento.
Independente de qual for a sua escolha, uma coisa é certa: a Brandalise tem o imóvel certo para você. Portanto, se você decidir por um imóvel na planta, fale conosco. Se decidir, ao contrário, por um imóvel pronto, conte conosco também!