Com o passar dos anos, é nítido como cada vez mais as mulheres vêm conquistado espaços antes frequentados, de maneira geral, apenas por homens. Esses espaços foram conquistados for mérito e muita luta.
No mercado imobiliário não é diferente. Cada vez mais vemos corretoras, administradoras, proprietárias e tantos outros cargos que fazem parte do dia a dia da área.
Por lei, somente homens podiam trabalhar como corretores de imóveis até 1958 – ano em que esse artigo foi alterado pelo Tribunal de Justiça, permitindo que as mulheres pudessem também começar a exercer esse cargo. No entanto, somente nos anos 90 é que a participação feminina no setor passou a ser maior.
Uma pesquisa realizada pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) em 2013, mostrava que nos últimos 10 anos, o número de mulheres no mercado imobiliário tinha crescido 144%. Ainda segundo o COFECI, hoje, elas ocupam 34% dos profissionais legalmente registrados.
Mesmo com muitas situações desafiadoras para a mulher no mercado imobiliário, é inquestionável como elas possuem um potencial gigantesco de crescimento.
Veja dicas para as mulheres continuarem crescendo na área:
Além do CRECI (registro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis), no mercado imobiliário é essencial estar atenta a novas ferramentas que surgem, como funcionam os processos burocráticos, alterações em leis ou taxas e assim por diante.
Além disso, buscar cursos que complementem seu trabalho, como curso de vendas, marketing pessoal, gestão de tempo, administração, entre outros, pode fazer a diferença.
Este é um dos fatores primordiais para quem deseja atuar no ramo de imóveis, visto que ajuda a melhorar processos, organizar dados e diminuir o tempo que é empregado em cada atividade. Hoje é possível contar com diversas ferramentas tecnológicos que auxiliam as atividades das mulheres no mercado imobiliário, como um sistema de CRM e um site mais moderno.
Se organizar quanto as horas dedicados em cada tarefa, focar nas prioridades e arranjar formas de ganhar tempo com tarefas mais operacionais são formas de aumentar sua produtividade e ajudam a não extrapolar o seu horário de trabalho, para que assim sobre tempo para suas tarefas pessoais. Além disso, calcular os riscos e as vantagens que cada negociação, dever e escolha tem a oferecer, também é uma forma de entender o que realmente vale seu tempo naquele momento e o que não vale.