Você sabe o que é geomarketing? O conceito, muito adotado pelas agências de comunicação e marketing atuais, diz respeito a um tipo de estratégia facilitadora para você atingir o seu público-alvo.
Ora, pensemos na formação da própria palavra “geomarketing”: o prefixo “geo” abrange tudo o que é referente à localização. Já o “marketing” representa todo o peso do digital, dos dispositivos móveis e da internet no comércio de hoje em dia.
O que é geomarketing: entendendo o conceito da estratégia
Se o seu celular ou smartphone já deu alguma dica de estabelecimento ou compra baseada na sua localização geográfica, então você pode se considerar um usuário impactado pelo geomarketing.
Em outras palavras, o geomarketing surge a partir da análise de dados geográficos. Ele contribui para identificar tendências de mercado, monitorar a concorrência e, assim, tomar as melhores decisões para o negócio.
Na prática, quando você abre sua janela do navegador, muitas vezes o dispositivo solicita acesso à sua localização. Esse ajuste autoriza que inúmeros aplicativos – e o GPS do Google – saibam onde você está e o que está à sua volta.
Utilizando o geomarketing: quais a principais vantagens para o seu negócio?
Para saber quais as principais vantagens do geomarketing para o seu negócio, responda a seguinte questão:
O que você faria se soubesse quais são os hábitos do seu público, onde ele está e que locais frequenta?
Tais dados são muito valiosos, principalmente por trazerem mais informações sobre o seu cliente ideal e tornando seu negócio mais assertivo. Basicamente, quanto mais você conhece o seu cliente ideal, mais você domina formas positivas de atingi-lo.
Por dentro de cases que deram certo
1 – Sicredi
O crescimento da empresa é um dos maiores do Brasil. No entanto, para otimizar esse crescimento e tirar a sua meta agressiva do planejamento estratégico, o Sicredi precisava entender quais as regiões do país eram mais adequadas ao seu tipo de negócio e que teriam mais chance de entregar um resultado lucrativo.
Por meio do geomarketing e da inteligência geográfica de mercado, a empresa, que já contava com mais de 1,6 mil unidades, conseguiu inaugurar mais 106 sedes em todo Brasil.
2 – Heineken
A cervejaria, que domina os quatro cantos do país, utilizou o geomarketing para identificar uma queda de vendas em determinada região. A partir disso, pode lançar estratégias de recuperação melhor direcionadas e que conseguiram bater o objetivo de recuperar a receita.
3 – UniSuper
Como UniSuper cresceu dentro do Rio Grande do Sul? Compreendendo quais eram suas reais possibilidades em outras regiões do estado. Utilizando o geomarketing, a empresa conseguiu iniciar ações certeiras para que a sua expansão no estado desse certo.
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